O que o Refrigerante pode causar ao seu corpo?



O refrigerante atualmente é umas das bebidas mais consumidas em todo o mundo, não há como negar que é uma delicia e combina com absolutamente tudo, mas essa bebida possui mais malefícios do que tudo e por esses e outros muitos motivos eu acabei cortando a bebida da minha vida e você também deveria! Lembrando todas os itens citados abaixo podem serem causados pelo consumo excessivo da bebida.

1° Pressão Alta 

Os refrigerantes de cola e de guaraná possuem cafeína em suas composições. Acontece que o consumi excessivo e constante de cafeína leva ao aumento da pressão, o que consequentemente aumenta o risco de infarto e outras doenças cardíacas se desenvolverem.

2° Diabetes 

Por ser carregado excessivamente de açúcar, o refrigerante leva ao aumento do nível de glicose no nosso sangue, além da resistência à insulina. A combinação desses dois fatores aumenta os riscos do diabetes tipo 2 se desenvolver no organismo. O fato do refrigerante possuir muito açúcar também leva ao aumento de peso e ao aumento de triglicérides no sangue.

3° Gastrite 

Devido à adição de ácido na sua composição que confere gás, o refrigerante é um dos responsáveis pela azia e gastrite. Isso porque o seu consumo acidifica ainda mais o suco gástrico do nosso organismo, facilitando o desenvolvimento dessas doenças. A gastrite, quando não tratada, pode evoluir para úlcera estomacal.

4° Osteoporose 

Refrigerantes feito com cola apresentam ácido fosfórico em suas composições. O ácido fosfórico é um composto químico que eleva os níveis de acidez do sangue. A consequência da ingestão desse composto químico é que o corpo passa a utilizar o cálcio dos ossos para neutralizar o aumento dele no organismo, aumentando os riscos da osteoporose se desenvolver.

5º Insônia 

A insônia é intensificada com o consumo do refrigerante, uma vez que o alto teor de açúcar e cafeína presente na bebida interfere no ciclo circadiano.

6º Câncer 

A bebida recebe diversas substâncias que confere cor durante o seu processo de fabricação. Essas substâncias, porém, são aditivos químicos que intoxicam as células do organismo, além de causar agressões e elevar o risco do desenvolvimento de câncer.

7° Cárie 

Por apresentar elevados níveis de ácido e açúcar, o refrigerante corrói o esmalte dos dentes, prejudicando a saúde deles e aumentando as chances de doenças da gengiva se desenvolverem, como a gengivite.

8° Doenças Cardiovasculares 

As chances de doenças cardiovasculares se desenvolverem são maiores com a combinação de gordura no sangue, aumento de glicose e obesidade. Aterosclerose, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto do miocárdio são algumas das doenças. O consumo de refrigerantes todos os dias, em um período de 22 anos, aumenta em 20% o risco de infarto para aqueles que ingerem a bebida, segundo um estudo realizado em Harvard.


[Fonte: OPAS] 

Comentários